PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 41963 > OPERAÇÃO VOLTANDO EM PAZ AERONAVE DA FAB RESGATA MAIS 48 PESSOAS DA FAIXA DE GAZA

OPERAÇÃO VOLTANDO EM PAZ

Aeronave da FAB resgata mais 48 pessoas da Faixa de Gaza

Publicado: 2023-12-12 08:14:46
Segundo voo de brasileiros e familiares que estavam na Faixa de Gaza pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada desta segunda-feira (11/12)

Após mais de dois meses de angústia, mais um grupo, agora de 48 pessoas, deixou a Faixa de Gaza no KC-30, maior aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O 11º voo da Operação Voltando em Paz pousou na Base Aérea de Brasília (BABR), na madrugada desta segunda-feira (11/12), às 3h47 (horário local).

O segundo grupo resgatado da Faixa de Gaza é composto por adultos, crianças e idosos binacionais brasileiro-palestinos e palestinos.

A maior operação de repatriação de brasileiros da história, coordenada pelo Governo Federal e com atuação do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e da FAB, já repatriou, desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, em outubro, 1.525 brasileiros e familiares, e 53 animais domésticos da Faixa de Gaza, da Cisjordânia e de Israel.

“É motivo de muito orgulho para nós ultrapassar a marca de 1.500 pessoas repatriadas em total segurança nas Asas da Força Aérea Brasileira. A alegria é de todos nesse momento”, declarou o Chefe de Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, que representou o Comandante na ocasião.

O grupo atravessou a fronteira entre Gaza e Egito no sábado (9/12). Depois, embarcou em um ônibus e foi levado para a cidade do Cairo, onde pôde descansar e receber atendimento da equipe médica da FAB.

“Antes do embarque, a equipe médica teve a oportunidade de fazer o devido acolhimento dos refugiados, onde pudemos ter um voo tranquilo, com algumas intercorrências a bordo, mas nada que fugisse da normalidade. Graças ao profissionalismo de toda a tripulação, tudo foi cumprido com muita segurança e capricho”, destacou o Major Médico Vinicius dos Santos Fernandes, integrante da equipe médica a bordo.

O repatriado Mohammed Adwan e sua família, esposa e filhas, estão entre as pessoas que integram a lista de repatriados do 11° voo. “Estamos bastante felizes porque, agora, no Brasil, temos conforto e segurança, diferente da Faixa de Gaza. Em Gaza a situação é muito ruim, você anda na rua e o cheiro é de morte, de sangue e muito bombardeio. Agradecemos ao Governo do Brasil, à Força Aérea Brasileira e a todos os envolvidos porque eu e a minha família poderemos recomeçar novamente”, disse.

O grupo permanecerá em Brasília de dois a três dias. A primeira etapa é do apoio psicológico, de imunização, de documentação e de contato com parentes e amigos. As mesmas medidas que foram aplicadas quando chegou o primeiro grupo da Faixa de Gaza.

Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER